Compêndio Da Série Insight
Gestão de Rejeitos e Reassentamento (PT)
Este compêndio consolida uma série de insights em duas partes desenvolvida pela SRA para ajudar os proponentes do projeto e os proprietários de minas, entre outros, a entender como os impactos do deslocamento e do reassentamento podem ser adequadamente considerados e gerenciados dentro do contexto mais amplo de avaliação e gerenciamento eficazes dos riscos apresentados pelas instalações de armazenamento de rejeitos nas comunidades próximas, especialmente aquelas localizadas a jusante.
Visão geral
O fracasso desastroso de várias instalações de armazenamento de rejeitos nos últimos anos, principalmente no Brasil, chamou ainda mais a atenção para os riscos enfrentados pelas comunidades que vivem a jusante dessas estruturas de grande escala. Esses riscos incluem a infiltração que contamina os recursos hídricos subterrâneos e o rompimento da parede da barragem, o que causa um rápido escoamento de materiais que, por sua vez, podem ferir ou matar pessoas, inundar prédios, plantações e outros bens e gerar impactos significativos de deslocamento.
In 2019, the International Council on Mining and Metals (ICMM), the United Nations Environment Programme (UNEP) and the Principles for Responsible Investment (PRI) co-led a process to establish an international standard for tailings storage facility design, construction and operation. This process culminated in the creation of the Global Industry Standard on Tailings Management (the Standard), which was issued in August 2020. In sum, the Standard enjoins tailings storage facility operators to:
- Ter tolerância zero para fatalidades humanas e esforçar-se para causar dano zero às pessoas e ao meio ambiente durante todo o ciclo de vida de suas instalações
- Usar medidas específicas para evitar falhas catastróficas e implementar as melhores práticas na avaliação, planejamento, projeto, construção, operação, manutenção, revisão, monitoramento e fechamento de tais instalações.
No passado, o reassentamento de comunidades no setor de mineração geralmente ocorria principalmente em relação ao acesso à terra necessária para que os projetos fossem desenvolvidos ou expandidos (incluindo a construção e a expansão de instalações de armazenamento de rejeitos). O que o novo Padrão destaca é a necessidade de considerar mais de perto os impactos do deslocamento e a possibilidade de reassentamento, não apenas no contexto do acesso à terra para permitir que os projetos sejam desenvolvidos ou expandidos, mas também em situações em que os projetos não precisam de terra para construir e operar suas instalações, mas em que as comunidades residem ao lado, perto ou a jusante das instalações de armazenamento de rejeitos e, portanto, estão expostas aos riscos de falha das instalações.
Insights da SRA
A SRA é uma líder de pensamento reconhecida no campo de acesso à terra e reassentamento.
Publicamos uma série de insights populares e abrangentes, bem como notas informativas ocasionais e artigos de periódicos sobre tópicos importantes.
Nos próximos meses, estaremos lançando nossa biblioteca completa de liderança de pensamento - em inglês, francês, espanhol e português.
Volte regularmente para conhecer novos recursos.